A greve dos servidores do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) pode terminar amanhã, depois de mais de uma semana de paralisação. O comando nacional da categoria aguarda a apreciação, por parte dos servidores em todos os estados, da proposta de um termo de compromisso que trata da reestruturação de todos os Dnits do País.
Dependendo da avaliação das gerências estaduais, a proposta será encaminhada aos ministérios do Transporte e do Planejamento, em Brasília. O termo diz respeito às reivindicações da categoria, entre elas a inclusão da reestruturação da entidade no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) do próximo ano. O encaminhamento dessa reestruturação ao Congresso Nacional se daria por meio de Medida Provisória. Essa medida inclui a definição do quantitativo de recursos humanos e a abertura de concurso público.
Na semana passada, os representantes do comando nacional já tinham se reunido em negociações com os dois ministérios. Apesar da adesão de 100% em todas as sedes, no Paraná, de acordo com a Associação dos Servidores do Dnit, nenhuma obra que vinha sendo realizada nas rodovias federais apresentou problemas.
Segundo o chefe da área de informática do Dnit no Paraná, Robson Galvão, nem mesmo o feriado prolongado trouxe problemas para os motoristas que pegaram as estradas no último final de semana. “Sabíamos que o movimento seria grande, mas nenhum problema foi registrado nas rodovias. Qualquer identificação de interferência na estrada, nossas equipes vão estar prontas para trabalhar e recuperar esses pontos”, disse