Ao menos 189 dos 199 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão funcionando em Curitiba nesta sexta-feira (21), terceiro dia de paralisação da categoria.
Destes, 45 atendem normalmente e outros 144 funcionam em atendimento parcial, segundo levantamento da prefeitura de Curitiba. Existe uma ordem judicial que prevê multa diária de R$ 80 mil em caso de fechamento das unidades.
Com a greve mantida, os trabalhadores programam para hoje uma nova concentração em frente à prefeitura, para tentar um acordo com a administração municipal.
Por meio do site da prefeitura de Curitiba, o secretário de Governo Ricardo Mac Donald Ghisi afirmou a possibilidade de conversação. “Permanecemos dispostos ao diálogo, avançando em pontos significativos para a carreira dos educadores. Contamos com o retorno de todos ao trabalho para seguirmos em negociação sem que haja prejuízo para as famílias que dependem de atendimentos para seus filhos.”
Pedidos
Dentre os pedidos da categoria está a redução da jornada de 40 para 20 horas. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismuc), esta redução equipararia o tempo de trabalho dos educadores com o dos professores municipais