Continua a greve dos bancários em Curitiba. Esta segunda-feira (13) foi o quarto dia da paralisação, que começou na última quarta-feira (8). Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 207 das 329 agências bancárias da capital não funcionaram. Ao todo, 14 mil bancários aderiram ao movimento. Em todo o Paraná, 405 das 1.257 agências não abriram e 17 mil bancários estão de braços cruzados, segundo estimativas do sindicato.
Na capital, o movimento começou com a adesão de 91 agências, subindo para 160 agências na quinta-feira (9) e encerrando a semana com 168 agências fechadas. Além disso, na sexta-feira (10), 13 centros administrativos também foram fechados. Entre eles o da Caixa, na Praça Carlos Gomes, do HSBC, na Vila Hauer, e do Banco do Brasil, na Praça Tiradentes.
Comemoração
Também foi realizada nesta segunda-feira uma manifestação no aniversário de 200 anos do Banco do Brasil, na Praça Tiradentes, em Curitiba. Foram distribuídas cartilhas explicando a paralisação. Uma banda e um bolo também foram levados ao local. Após as 5 da tarde, os bancários se reuniram em assembléia extraordinária.
Reajuste
A proposta que foi apresentada no dia 13 de agosto, reivindicando 5% de aumento real para os bancários, foi rechaçada pela Federação Nacional dos bancos, a Fenaban, que a considerou incoerente e afirmou esperar por uma proposta melhor. Mas as reivindicações da categoria vão além, eles também exigem melhores condições de trabalho e seguranças nas agências.