A greve dos fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começou a afetar esta semana o atendimento no Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estão em falta quatro medicamentos importantes, sendo que um deles é usado por pacientes com câncer. Segundo o diretor do Corpo Clínico, Celso Araújo, se o tratamento for interrompido por tempo prolongado pode colocar em risco a saúde dos pacientes. Além disto, já acabaram os kits utilizados para exames de aids e diabetes.
No HC são usados rotineiramente 520 medicamentos diferentes e quatro deles estão em falta. Na segunda-feira, faltou o primeiro e ontem a lista já chegava a quatro. Araújo diz que parte dos remédios usados no hospital são importados por laboratórios brasileiros ou é a matéria-prima que vem de fora. A maior parte do material está nos portos de Santos e do Rio de Janeiro, a espera da liberação da Anvisa.
Segundo Araújo, há algumas semanas os estoques do hospital vinham baixando, mas a situação vinha sendo contornada com o empréstimo de outros hospitais ou os próprios laboratórios faziam um remanejamento. Mas esta semana a situação chegou ao limite.