Em quatro anos, os índices de gravidez na adolescência tiveram redução de 29,7% no Paraná. Em 2019, foram 18.169 casos. Já em 2023, o número chegou a 12.769 gestações. É isso que aponta um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, com base em dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos do Governo Federal.

continua após a publicidade

“A ocorrência da gravidez na adolescência é resultado de uma somatória de fatores e merece ações compartilhadas e de diferentes setores. É primordial que a equipe de saúde, já nas consultas de pré-natal, fale com a gestante sobre educação sexual e os diferentes métodos contraceptivos disponíveis para se evitar futuras gestações não planejadas, especialmente na fase da adolescência”, explica a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi.

O enfrentamento da gestação precoce é uma das metas da Linha de Cuidado Materno Infantil. O projeto foi criado para fortalecer a assistência à saúde das gestantes. Até o momento, em 2024, cerca de 3900 adolescentes entre 15 e 19 anos engravidaram no estado.

“É preciso continuar a preveni-la, ampliando as ações que já estão em curso como, por exemplo, o Programa Saúde na Escola em que a temática Saúde Sexual e Reprodutiva é uma das ações essenciais pactuadas e incluindo novas abordagens que assegurem os direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes”, diz a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.

continua após a publicidade

O Saúde na Escola é um programa federal, focado em estratégias de integração permanente da Saúde e Educação para alunos do 6º ano até ao Ensino Médio.
Na contramão, o levantamento mostra uma nova mudança no cenário paranaense: houve uma alta de 14% nas gestações em mulheres entre 40 e 49 anos de idade. O número passou de 5052, em 2019, para 5769, em 2023.

Em todo o cenário, aquelas entre 20 e 29 anos são as que mais engravidaram e representam 49% do total.

Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?

continua após a publicidade