A Avenida Sete de Setembro, em Curitiba, está ganhando grades para evitar que os pedestres atravessem fora da faixa de segurança. Elas estão sendo instaladas entre a Praça do Japão e a Rua Bento Viana. Nós últimos dois anos, quatro pessoas foram atropelados neste trecho. Uma delas morreu. A medida faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Diretran e se os resultados forem positivos a idéia será ampliá-lo para outras ruas da cidade.
A rua foi escolhida para os estudos porque possui uma grande movimentação de pedestres, havendo inclusive um colégio nas imediações. Além disso, pela Sete de Setembro circulam em canaletas exclusivas os ônibus biarticulados. A via acaba tendo quatro sentidos e alguns pedestres se confundem na travessia, o que provoca acidentes.
A gerente de engenharia de trânsito da Diretran, Rosângela Battistella, fala que a idéia principal é fazer com os pedestres usem a faixa de segurança. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as pessoas têm preferência de passagem quando estão sobre ela. Outro bom motivo para seguir o que manda a lei é o fato de que os motoristas têm melhor visão da travessia dos pedestres nesses pontos.
Se a idéia der certo, o restante da Sete de Setembro vai ganhar grades e também outras ruas movimentadas que tenham canaleta ou canteiro central. A Silva Jardim está entre elas. Além dos pedestres atravessarem fora da faixa, os motoboys aproveitam os canteiros da Silva Jardim para encurtar o caminho.
O trabalho de instalação dos 330 metros (165 metros em cada lado da via) deve terminar em 10 dias e vão custar R$ 30 mil. O estudo será realizado durante seis meses. (Elizangela Wroniski)