Arquivo
A iniciativa será uma maneira de a empresa ajudar na preservação ambiental. Vera Pimentel, diretora da Editora O
Estado do Paraná.

O Grupo Paulo Pimentel (GPP) distribuirá sacolas plásticas oxibiodegradáveis nas bancas de revista de Curitiba e São José dos Pinhais a partir do próximo mês. As sacolinhas levarão o timbre dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná e poderão ser utilizadas pelos jornaleiros para embalar os jornais, revistas e demais produtos adquiridos pelos consumidores nos estabelecimentos.

continua após a publicidade

A idéia ajuda o meio ambiente, já que o plástico dessas sacolas pode se decompor em até 18 meses, diferente dos demais, que levam centenas de anos para desaparecer da natureza. Inicialmente, 400 mil embalagens devem chegar às mãos dos jornaleiros a partir do próximo dia 5, em uma média de dez mil sacolas/dia. ?A iniciativa será uma maneira de a empresa de ajudar na preservação ambiental?, destaca Vera Pimentel, diretora da Editora O Estado do Paraná.

A editora é a primeira do País a usar esse tipo de sacolas, mas já adota o recolhimento de 100% do papel usado na empresa para reciclagem e os jornais que sobram das vendas também são reaproveitados. O grupo também passará a recolher, tratar e utilizar água da chuva para uso nos banheiros, por exemplo. ?São pequenas ações que ajudam a diminuir o passivo ambiental que geramos, principalmente por utilizarmos o papel como matéria-prima principal?, explica a diretora.

As sacolas oxibiodegradáveis custam 15% a mais que as comuns. ?Mas para a gente é um investimento na conscientização ecológica. Na Europa, por exemplo, não se utiliza mais embalagens plásticas?, cita Welther Arduini, diretor de Mercado Leitor e Logística do GPP. Segundo ele, a atitude de adotar as sacolas ecológicas já repercutiu em todo o País. ?Espalhamos a notícia por meio da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e agora temos sido procurados por jornais de todo o Brasil em busca de informações sobre o que fizemos.?

continua após a publicidade

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que desde o ano passado vem cobrando do setor supermercadista alternativas ao uso das sacolas plásticas comuns, aprovou a iniciativa. ?É muito importante, porque tem simbolismo que transcende a atitude, já que a imprensa é formadora de opinião e, nesse caso, irá nos auxiliar na mudança de comportamento e conscientização ambiental?, disse o secretário, Rasca Rodrigues.

Assinantes

O próximo passo da empresa é substituir os saquinhos que embalam os exemplares do jornal O Estado do Paraná levados diariamente aos assinantes também por plásticos oxibiodegradáveis. A estimativa é que a troca seja feita dentro de 45 dias.

continua após a publicidade