Walter Alves / GPP

Pimentel garantiu que a prioridade
do GPP será sempre o leitor.

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O Grupo Paulo Pimentel (GPP) lançou ontem os novos projetos gráficos dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, que deverão chegar nas bancas no início de abril. Além das alterações visuais, as publicações ganham novos cadernos para atender as necessidades e os desejos dos leitores paranaenses.

Dois pontos essenciais nas mudanças de O Estado e da Tribuna são a hierarquização das informações e os espaços em brancos, conforme explica o designer gráfico Ericson Straub, responsável pelos novos projetos. ?A hierarquização visa dar um tratamento diferenciado para cada informação e os espaços em branco fazem parte do processo. Isso proporciona uma maior legibilidade e dinamismo. Não fica uma leitura cansativa?, afirma.

As logomarcas de O Estado e da Tribuna também sofreram alterações, lembrando muito aquelas utilizadas pelos jornais na década de 1960. ?Houve uma preocupação grande em não causar uma ruptura. Fizemos os projetos tentando manter as características que compõem os jornais e acrescentar outras. Tentamos resgatar a identidade do jornal. Trazer de tudo o que foi bom e manter o que já é bom?, comenta Straub. As inovações foram realizadas com base em pesquisas dos hábitos dos leitores dos jornais do Grupo.

Além dessas mudanças, O Estado ganha a página 5 minutos, que trará um apanhado das notícias do dia. ?A página 5 minutos é uma síntese diária das notícias do jornal e vai proporcionar uma leitura rápida. Hoje, falta tempo para todo mundo. A intenção é que a pessoa leia este caderno e fique informado em apenas 5 minutos. Depois, ele pode voltar para o jornal com mais calma?, enfatiza Straub.

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Na Tribuna do Paraná, as notícias policiais passam para um caderno separado, em formato tablóide. Além dessa novidade, o jornal ganha o caderno Tribuna Pop, com notícias culturais e de celebridades.

Ilustrativas

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O diretor-presidente do GPP, Paulo Pimentel, informa que as matérias mais ilustrativas e com textos curtos são uma tendência no mercado. Os projetos foram muito discutidos dentro do grupo, de acordo com ele. ?Os novos formatos passaram por todas as fases possíveis e chegamos a esses que estamos apresentando. Com certeza vamos atrair mais leitores, que ficarão muito bem informados. O nosso carro-chefe é um só: o leitor?, revela.

O diretor-comercial de O Estado e da Tribuna do Paraná, Rogério Florenzano, conta que as mudanças vão aumentar as vendas em banca e o número de assinaturas, além de chamar mais a atenção dos anunciantes. ?As mudanças não são apenas no sentido gráfico, tornando os jornais mais modernos. Elas atendem os anseios de nossos leitores. Estamos inovando com a página 5 minutos, típica para quem não tem tempo, com uma leitura mais rápida. Com certeza o leitor vai gostar?, avalia.

De acordo com ele, as reformulações serão apoiadas por uma intensiva campanha de marketing. Na apresentação de ontem, os integrantes do GPP receberam profissionais do mercado publicitário.