A TV Iguaçu recebeu ontem um pacote de equipamentos de última geração que serão implantados ainda este mês nas emissoras do Grupo Paulo Pimentel (GPP), em todo o Paraná.
A primeira emissora a receber o material é a Naipi, em Foz do Iguaçu. A grande novidade do pacote é a câmera digital de última geração, que vem com HD de computador acoplado, permitindo que sejam gravadas até seis horas de imagens em altíssima qualidade. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Grupo, Sok Won Lee, o GPP é pioneiro na implantação desse tipo de tecnologia digital de captação de imagens em todo o Sul do Brasil.
?Com esses equipamentos, vamos reformar tecnologicamente a emissora Naipi e atualizar o jornalismo da TV Iguaçu. As demais praças receberão os equipamentos gradativamente?. Lee explica que a estratégia faz parte de um processo de reformulação das emissoras do Grupo. Hoje, o GPP já lidera a transmissão de sinais no Estado e agora investe na qualidade de seus estúdios.
Na TV Naipi, em Foz, os estúdios terão os equipamentos totalmente trocados. A reforma já começou e a estimativa é de que eles comecem a funcionar ainda este mês.
Outra novidade são as câmeras compactas para serem usadas por videojornalistas. Elas são menores, porém, possuem a mesma qualidade de gravação das câmeras maiores. Todo o material gravado é baixado diretamente na memória do computador para ser editado em ilhas não lineares. Com a nova tecnologia, o processo de produção vai ser agilizado. A TV já conta com editores qualificados para trabalhar com esse tipo de material.
Para o diretor-geral da TV, Daniel Pimentel, é fundamental a proximidade das emissoras de TV com a comunidade. ?Com os novos equipamentos, teremos uma capacidade maior de produção de conteúdo local, que enfoque a realidade da população?, disse.