Governo vai delimitar perímetro da Serra do Mar

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Mineropar (Minerais do Paraná) vão delimitar o perímetro da Serra do Mar, que subsidiará o texto da emenda constitucional para garantir a preservação efetiva da área, impedindo a exploração de minérios.

A necessidade foi apresentada nesta quarta-feira (07) durante reunião promovida pela Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, que será o autor da emenda constitucional a pedido do governador Requião. A idéia é estancar ameaças de extração de minérios na Serra do Mar, comprovada pelas cerca de 50 solicitações de licença apresentados por mineradoras brasileiras e internacionais ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni; o coordenador do Programa de Proteção à Floresta Atlântica, Paulo de Tarso Lara Pires; e o geólogo e professor da Universidade Federal do Paraná, João José Bigarella participaram da discussão.

De acordo com o secretário Rasca Rodrigues, a atual delimitação inclui a Serra do Mar e sua região de abrangência, o que dificulta a restrição dos licenciamentos. Ele parabenizou ainda, a Comissão de Ecologia e Meio Ambiente pela iniciativa de propor o debate.

?O Paraná pode e deve legislar sob o ponto de vista ambiental, que não é inconstitucional. Uma licença de mineração não deve se sobrepor a uma licença ambiental, pois até hoje trabalhamos para curar as cicatrizes deixadas no meio ambiente pela exploração mineral?, afirmou o secretário ao apresentar um mapa que sobrepõe as explorações de minérios como argila, areia e ferro e ainda os cerca de 50 pedidos de licenciamentos para extração de minério de ferro, encaminhados ao Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM).

?São solicitações de montanhas inteiras para serem exploradas e outras que abrangem rios e nascentes destruindo a mata atlântica. O IAP continuará negando todos os pedidos mantendo uma posição política e até que se tenha uma proteção constitucional definida?, enfatizou Rasca, o secretário lamentou ainda a ausência de deputados da oposição na reunião para que os mesmos pudessem ter noção do tamanho do problema.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo