Governo vai criar 2,5 mil vagas em penitenciárias

Foram anunciadas nesta segunda-feira (5), durante a primeira reunião da Operação Mãos Limpas de 2009, as melhorias programadas para o Sistema Penitenciário do Paraná.

Segundo o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, cinco penitenciárias serão inauguradas em 2009, aumentando criando cerca de 2,5 mil as vagas em penitenciárias, que hoje abrigam 14.700 presos. “Todas as unidades terão atendimento jurídico, médico, odontológico e social, entre outros serviços. Trabalharão em cada uma delas 32 funcionários administrativos e 180 agentes penitenciários”, completou o secretário.

Existem 24 penitenciárias de regime fechado e semi-aberto no estado. “Temos uma situação privilegiada no Paraná”, avaliou Braga. Conforme planejamento para 2009, várias unidades penitenciárias terão melhorias em suas instalações, como cobertura para visita de familiares, setores de saúde e de educação, reformas de lavanderias, cozinhas e refeitórios.

Entre os investimentos, está a construção de 28 novas galerias da Penitenciária Central do Estado, a revitalização da Colônia Penal Agrícola, ambas localizadas em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), e ampliação da divisão de medicamentos do Complexo Médico Penal.