A autoridade pública brasileira é muito tolerante com os crimes: aceita-se a violência, colocando-se sobre ela um rótulo de caráter social. A afirmação é do criminalista Plácido Soares, que lançou ontem o livro Alerta Geral ? Violência, Criminalidade e Segurança Pública no Brasil, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. Este é o quarto livro do autor, todos ligados à área de segurança e criminalidade.
“É um livro técnico e científico, de pesquisa, porém voltado ao público leigo”, resume o criminalista, formado em Direito com especialização em Processo Penal. Editado pela Livraria do Chain Editora, o livro tem 182 páginas, divididas em oito capítulos, além da introdução e conclusão. “Já tivemos inflação de 80% ao mês e conseguimos derrubar”, lembra. “Também conseguimos reduzir a mortalidade infantil. Já a criminalidade, ao contrário, só vem crescendo nos últimos 30 anos.”
Segundo ele, são vários os culpados desta situação: desde a sociedade ? que, segundo Plácido Soares, age de maneira emocional, com passeatas e mobilizações que não surtem efeito ?; a Justiça, por sua morosidade e sistema atrasado, “incompatível com a sociedade moderna”, e a polícia, além do próprio governo. “O Estado brasileiro tem vocação autoritária, com períodos mais longos de ditadura do que de democracia, por isso tem dificuldade em proteger o cidadão que sempre reprimiu”, avalia.
Outro agravante, cita Plácido, diz respeito à falta de estudos com fundamentação técnica relacionados à criminologia. “Só nos EUA existem cerca de quinhentos cursos de criminologia, enquanto no Brasil não há nada específico ? apenas cursos curtos com interesses corporativistas, políticos”, compara.
Caos
Para o criminalista, cidades como São Paulo e Rio já estão vivendo o caos da criminalidade. “O governo não manda mais, e a população já não tem mais o direito de ir e vir”, aponta, alertando que Curitiba está no mesmo caminho. “Não tínhamos assalto a condomínios e agora temos. Não havia assalto a carros de polícia, nem bala perdida, nem bandidos controlando bairros. A situação ficou preocupante de dez anos para cá.” Sobre uma possível solução, Plácido Soares aposta na própria sociedade. “A sociedade organizada é capaz de traçar uma política de longo prazo e cobrar do Estado essa ordem pública”, ressalta. (Lyrian Saiki)
Serviço – Alerta Geral ? Violência, Criminalidade e Segurança Pública no Brasil pode ser adquirido na Livraria do Chain, em Curitiba. Preço: R$ 25,00.