A bolsa-auxílio destinada a estudantes que fazem estágio no governo será reajustada a partir deste mês. O decreto foi assinado nesta semana pelo governador em exercício Orlando Pessuti, pela secretária da Administração, Maria Marta Lunardon, e pelo chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. Os aumentos são de 60,51% para estagiários do ensino médio e 29,85% para os de nível superior.
Com a correção, os estudantes do ensino médio, que trabalham quatro horas por dia, passarão a receber R$ 192,81 por mês. Já os estudantes de curso superior, com carga horária de seis horas diárias, receberão bolsa de R$ 464,67. Os novos valores começam a vigorar a partir do próximo dia 21, para o pagamento que será efetuado em fevereiro.
Atualmente, há 5,2 mil estudantes atuando em estágio remunerado no Poder Executivo, em secretarias, autarquias, faculdades e universidades estaduais. Do total, cerca de 2 mil são estagiários de ensino médio e 3,2 mil de ensino superior.
Interesse público
De acordo com a secretária Maria Marta Lunardon, o reajuste foi necessário porque os valores da bolsa-auxílio estavam defasados, em comparação com o que é pago pelo mercado. Assim, os estudantes estavam preferindo buscar aprendizado na iniciativa privada, ?o que faria o Estado perder a oportunidade de preparar bons profissionais comprometidos com o interesse público?.