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Governo paranaense cria rede de ouvidorias

O Paraná implantou um novo sistema informatizado que vai integrar todos os ouvidores dos órgãos do governo estadual em uma rede e garantir mais efetividade na gerência das demandas dos cidadãos, reduzir o tempo de resposta e permitir maior controle sobre as medidas implementadas em cada caso.

O Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO) foi desenvolvido pela Corregedoria e Ouvidoria Geral, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Casa Civil, e está em operação desde agosto.

Na Ouvidoria Geral do Estado, a maioria das demandas chega por meio da internet, seja pelo portal www.ouvidoria.pr.gov.br ou por correio eletrônico (ouvidoria@ouvidoria.pr.gov.br). Em 2011, a Ouvidoria Geral registrou 6.350 manifestações de cidadãos, entre dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. No ano passado, o acesso ao órgão por meio eletrônico cresceu 64,7%. Cerca de 10% dos contatos são feitos por telefone, pessoalmente ou por cartas. A acessar o serviço, o cidadão pode identificar-se, pedir sigilo e também fazer denúncias anônimas.

“Em cada órgão de governo, secretaria, autarquia, fundação ou empresa temos um responsável pela Ouvidoria, escolhido pela direção do órgão, com formação e capacitação adequada à função, para intermediar a relação com o cidadão”, explica Walter Gonçalves, gestor do sistema na Ouvidoria Geral. “E ninguém pode ficar sem uma resposta ou uma justificativa, por mais que não seja a resposta que deseja”, afirma.

Mais de dois terços das demandas que chegam à Ouvidoria são ligadas à área de educação, como matrículas, concursos, reprovações, uniformes e merenda.