A pressão popular deu resultado e o governo desistiu de construir uma trincheira na interseção da Rua Arapongas com a Avenida das Torres, no bairro São Cristóvão, em São José dos Pinhais. Os moradores da região reuniram mais de 2 mil assinaturas em um abaixo-assinado contra a obra, que foi encaminhado pelo prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PSD) à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Em resposta, o diretor da Comec, Rui Hara, confirmou que a trincheira não será mais construída. A obra fazia parte do Projeto Executivo de Engenharia do Corredor Aeroporto – Rodoferroviária e estava incluída no Programa Pró-Transporte do PAC da COPA 2014.
O pároco da Igreja São Cristóvão, Estanislau Talma, enfatizou que a união das lideranças religiosas, comunitárias e segmentos da sociedade foi essencial para a solução. “A nossa Paróquia, por exemplo, foi criada há aproximadamente 40 anos e com certeza teria a estrutura abalada com a construção da trincheira, além disso, a segurança dos que moram na Rua Arapongas ficaria totalmente comprometida”, comenta.
O casal Hipólito e Bernadete Milano agora pode esperar a chegada do filho mais tranquilamente. “Estávamos muito apreensivos com a construção dessa trincheira, pois a segurança de nosso filho estava ameaçada”, afirma Bernadete.