Os moradores dos distritos de Caraíbas e Vargem Grande, no norte de Minas Gerais, foram deslocados para outra região pelo governo mineiro por causa dos tremores de terra registrados ali desde 24 de maio do ano passado.
O último ocorreu na quarta-feira (19) e atingiu 4 graus na escala Richter. O incidente não deixou vítimas. Em 29 de dezembro de 2007, foi registrado um tremor de 4,9 graus Richter.
Em nota imprensa, o chefe do observatório, Lucas Vieira Barros, afirma que o epicentro do terremoto desta semana ocorreu em Caraíbas, distrito do município de Itacarambi.
O documento também afirma que, se não fosse a medida de remover os moradores, "a intensidade provocada pelo sismo da noite do dia 19 provavelmente seria suficiente para derrubar aquelas casas que foram muito danificadas pelo terremoto de 9 de dezembro de 2007".
O fenômeno vem ocorrendo nos distritos de Caraíbas e Vargem Grande, em Itacarambi, e Araçá, em Januária. Desde o início dos tremores, a UnB e o governo de Minas Gerais estabeleceram uma parceria para o monitoramento destes efeitos naturais.