Três projetos de mobilidade apresentados pela Prefeitura de Curitiba ao governo federal cumpriram na semana passada a última etapa antes da liberação dos recursos para execução: a ampliação da capacidade e velocidade das linhas de ônibus BRTs, a remodelação da linha Inter II e a conclusão da Linha Verde. A presidente Dilma Roussef assinou o decreto que oficializa a inclusão desses projetos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade. Agora, o governo federal deve publicar uma portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar os recursos, o que permitirá a abertura das licitações para as obras.

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O Decreto 8206/14 destina R$ 268,5 milhões para a conclusão das obras da Linha Verde, que transformará o trecho urbano da antiga BR-116 em corredor de ônibus (BRTs), colaborando para a integração com a Rede Metropolitana.

Outros R$ 273 milhões serão empregados no aumento de capacidade e velocidade dos BRTs. Entre outras obras, serão feitas a readequação das atuais canaletas, implantação de Ligeirões e reformas dos terminais.

A linha de ônibus Inter II (Ligeirinho) também é contemplada pelos recursos federais. O decreto destina R$ 99,08 milhões para a ampliação da capacidade da linha, que terá faixas exclusivas, trechos com canaletas e prioridade em semáforos.

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No total, Curitiba receberá R$ 5,208 bilhões em investimentos para obras mobilidade . Este montante inclui, além desses três projetos, os R$ 4,568 bilhões destinados ao Metrô, que já foi incluído no PAC. Deste valor, o aporte público será de R$ 3,2 bilhões. O restante, no valor de R$ 1,368 bilhão, virá da iniciativa privada.

Anunciado em outubro do ano passado, com a presença da presidente Dilma Roussef em Curitiba, o conjunto de projetos faz parte da proposta de transformar Curitiba numa cidade efetivamente multimodal. Os projetos incluídos agora no PAC da Mobilidade  integram o ônibus a outros modais, e representam o maior aporte de recursos que Curitiba já recebeu.

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