O governo lança hoje a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, para alertar sobre as principais causas de morte entre os homens. Com ações previstas em todo o Estado, o enfoque neste ano será a violência, considerada a primeira causa de morte masculina entre 20 e 59 anos.
Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, os casos de violência interpessoal e acidentes de trânsito são a maior preocupação nessa faixa etária. Diferente dos idosos, que morrem principalmente de doenças relacionadas ao coração, jovens e adultos morrem mais por causas externas, que poderiam ser evitadas. “É preciso reverter este quadro e promover a cultura da paz”, frisa o secretário.
A cada 10 pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Paraná, oito são do sexo masculino. Das mortes por agressão, nove em cada 10 são de homens. Em 2012, 2.577 homens morreram em decorrência de acidente de transporte e 2.983 por agressão ou ferimento de armas de fogo ou armas brancas.
Para a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, as ações de prevenção da violência devem começar na educação de base. Cultivar hábitos saudáveis é outra dica importante. No Paraná, lei estadual instituiu o Agosto Azul. O coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, explica que a intenção é motivar mudança cultural para que os homens incorporem em sua rotina a consulta médica de check-up. Hoje, como parte da programação, equipes do Detran-PR estarão na Boca Maldita oferecendo serviços rápidos à população.