O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, autorizou, na última segunda-feira, a transferência definitiva dos 22 quilômetros da Linha Verde, na BR-476, para Curitiba.

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Para que o trecho pertença de fato ao município, falta apenas resolver entraves burocráticos e a previsão é a de que em alguns meses tudo esteja certo. De acordo com o assessor de projetos especiais da Prefeitura de Curitiba, Maurício Ferrante, a história começou em 2003, quando o governo municipal conseguiu com que a rodovia fosse delegada à cidade.

“A sensação era a de que nós fôssemos inquilinos, pois fizemos uma obra grande neste trecho, porém o “imóvel’ era de propriedade do governo federal. Em 2008, foi feito o pedido para que a União liberasse este local para a prefeitura. Ontem (anteontem), o Ministério dos Transportes deu o passo definitivo ao despachar a autorização da transferência”, revela. Para o assessor, Curitiba só tem a ganhar com posse destes 22 quilômetros da BR-476. “Isso vai gerar uma grande transformação urbana”, avalia.

Duplicação

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Uma reunião envolvendo vereadores de Curitiba e de Mandirituba com representantes da Concessionária Autopista Planalto Sul, responsável pela BR-116, põe um fim nas dúvidas de quem utiliza esta estrada: a duplicação em 25 quilômetros da rodovia entre a capital e a cidade da região metropolitana. Em nota, a assessoria de comunicação da concessionária afirma que as obras, previstas em contrato, devem iniciar no início de 2011.