Começam nesta segunda-feira, 4, as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) na cidade de Curitiba e em outras 25 capitais. Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série, e não ter vínculo empregatício. As inscrições, que se encerram no dia 27 de julho,
podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 722 7777. Serão oferecidas 1.250 vagas na capital. Em todo o Brasil, serão 76 mil novas vagas.
O programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses, eles têm aulas das disciplinas do Ensino Fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional em nível de formação inicial. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias. Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.
Cada turma do ProJovem é formada por, no máximo, 30 alunos. Cinco turmas constituem um núcleo e oito núcleos compõem uma Estação Juventude, que funciona como um ponto de encontro para a realização das atividades de integração, cultura e lazer. No Paraná, o ProJovem já possui 2.473 alunos matriculados, sendo 2.214 em Curitiba. Muitos já concluíram o curso. Em todo o país, são cerca de 170 mil beneficiados. Para realizar a inscrição, o aluno deverá informar a cidade, o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço completo e CEP. As matrículas serão feitas em agosto e as aulas terão início em setembro.