Um questionário elaborado pela Secretaria de Estado do Turismo servirá para identificar os destinos indutores e hierarquizar as regiões turísticas do Paraná. São 39 perguntas relacionadas a gestão, sustentabilidade, oferta e demanda turística, infraestrutura de apoio e marketing, que serão respondidas pelas administrações municipais. O material será repassado inicialmente a 192 municípios. A pesquisa servirá para analisar o atual nível de desenvolvimento do turismo nos municípios paranaenses.
Nesta primeira etapa, uma equipe da Secretaria do Turismo visitará Londrina, Maringá, Paranaguá, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel e Prudentópolis, onde acontecerão reuniões para validar a pesquisa dos critérios municipais. Representantes das regiões conhecerão os resultados preliminares e farão as correções nos questionários dos respectivos municípios.
Segundo a coordenadora de planejamento turístico da Secretaria do Turismo, Caren Santos, o levantamento inclui informações importantes sobre turismo e outras áreas que afetam o desenvolvimento das atividades nos municípios. “Vamos identificar e priorizar as ações necessárias para desenvolver o turismo nos municípios e também nas demandas turísticas dos destinos”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, a partir das respostas dadas haverá uma nota para cada município e a média das regiões, que permitirá classificar os municípios em níveis de desenvolvimento, promoção e qualificação.
O questionário foi feito pela Secretaria do Turismo com participação da Câmara de Regionalização do Turismo, do Conselho de Turismo do Paraná e apoio do Sebrae. O resultado da pesquisa será divulgado em março.