Governo e iniciativa privada lançam Corredor de Congelados do Paraná

O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, o governador Roberto Requião e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, lançam nesta sexta-feira (14) o projeto Corredor de Congelados do Paraná, ação que une os Governos Federal, Estadual e a iniciativa privada para deslocar para os portos de Paranaguá e Antonina o eixo das exportações de carnes brasileiras.

O lançamento do Corredor acontecerá em parceria com seis das principais empresas que atuam no ramo de congelados no Paraná: Terminal Ponta do Félix, Martini Meat, Standard Logística, América Latina Logística (ALL), Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e Wilson, Sons. O objetivo é oferecer logística e armazenagem aos exportadores e, assim, garantir volume de carga e interesse dos armadores em fazer escalas nos portos paranaenses.

Com o Corredor de Congelados do Paraná, a meta é fazer com que os terminais portuários ofereçam maior capacidade para recepção, armazenagem, embarques e clientela suficiente para fazer do Estado do Paraná um dos principais pólos exportadores de carne do Brasil. A meta é incrementar as exportações pelos portos paranaenses, ampliando inicialmente em 50 mil toneladas por mês o embarque de carnes congeladas.

Em 2007, das 3.169.000 toneladas de carne de frango exportadas no Brasil, 44% saíram por Santa Catarina, 35% pelo Paraná e 7% por São Paulo. Dos suínos, das 538.000 toneladas de carne exportadas, 67% saíram por Santa Catarina, 16% pelo Paraná e 1% por São Paulo. Já com relação à carne bovina, das 1.862.000 toneladas de carne exportadas em 2007, apenas 5% saíram pelo Paraná, 16% por Santa Catarina e 77% por São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo