Segundo a assessora da Ouvidoria, Erika Azevedo Sanchez, a Secretaria recebeu em 2007 diversos tipos de solicitações, dentre elas, mães procurando filhos, filhos procurando pelos pais, irmãos que perderam o contato entre si e avós em busca de seus netos. ?Em certos casos, conseguimos localizar mais familiares do que constava nos pedidos?, conta.
Ela explica que as pesquisas para encontrar os cidadãos desaparecidos envolvem a busca em bancos de dados de instituições públicas e privadas na internet. ?O tempo de solução varia em cada caso. Mas, recentemente passamos a contar com mais uma ferramenta, os dados da Receita Federal, que têm ajudado a resolver os casos mais rapidamente?, observa.
De acordo com Erika, outro fator que ajuda a obter êxito nas buscas num menor espaço de tempo é o fornecimento do maior número de informações possível sobre o familiar. ?São fundamentais o nome completo do parente e da mãe dele. Além disso, são úteis dados como a data de nascimento do desaparecido, a profissão dele e o local onde morava?, cita.
CONTATO ? Os cidadãos que desejam fazer pedidos de localização ao programa Procuro Você têm alguns meios de comunicação para entrar em contato com a Secretaria. Um deles é o site www.ouvidoria.pr.gov.br, no link ?Fale com o Ouvidor?. Também podem enviar cartas ou ser atendidos pessoalmente na sede do órgão.
O endereço é Rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, em Curitiba. O CEP é 80.710-000. O funcionamento da Secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.