Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
Segundo a Embratur, 100 mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual e comercial no país. continua após a publicidade |
Um levantamento feito pela Embratur em 2005, apontou que 100 mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual e comercial no Brasil. Desse total, 60% são meninas. Tentar eliminar essa realidade no país tem sido a meta do Ministério do Turismo. Para isso, está sensibilizando todos os segmentos que envolvem o setor para que denunciem os casos de turismo sexual.
Uma série de seminários, dentro do Programa Turismo Sustentável e Infância, estão sendo realizados em 22 estados, onde se pretende atingir 40 mil pessoas da cadeia produtiva do turismo até o final deste mês. Ontem, o evento aconteceu em Curitiba e envolveu quem atua no turismo receptivo. A agente local do Ministério do Turismo, Márcia Bounassar, disse que o mesmo programa já foi desenvolvido com os setores de bares e restaurantes. ?Queremos sensibilizar as pessoas para que esse problema seja eliminado do nosso país?, disse.
Uma das ações concretas que a Embratur já adotou nesse sentido, comentou Márcia, foi eliminar imagens de mulheres nuas e Carnaval dos materiais informativos sobre o Brasil, o que, segundo ela, acabava induzindo a exploração infantil. Além disso, vem incentivando denúncias através do Disque Denúncia da Violência Sexual contra a Infância e Adolescência, que atende em todo o Brasil pelo número 100. ?As pessoas não precisam se identificar, e através dessa central a denúncia é repassada para os órgãos competentes na cidade?, disse. No Paraná, apesar de não existirem levantamentos precisos sobre o assunto, sabe-se que a exploração ocorre com freqüência em Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Cascavel.
A exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes é crime. As punições vão desde multas a até sete anos de prisão. Segundo Márcia Bounassar, ?é uma ilusão a rentabilidade imediata que o turismo sexual proporciona, pois o equipamento dele perde com outro público que não irá freqüentar o local. Além disso, o turista que vem para cá com esse propósito uma vez, demora para voltar?.