Problemas na atualização do cadastro de famílias que recebiam o auxílio do programa Bolsa Família fizeram com que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelasse, neste mês, 709.904 beneficiários do programa em todo o Brasil.
Apenas no Paraná foram cancelados 23.874 benefícios. O Estado ficou com a décima posição dentre todos os estados brasileiros. A lista era liderada por São Paulo, com 133.992 cancelamentos, seguido da Bahia (67.986) e Minas Gerais (67.630).
A Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelo Bolsa Família em Curitiba, não soube informar quantos benefícios foram cancelados na capital. De acordo com o MDS, o cancelamento desses benefícios foi consequência da falta de atualização do cadastro, que deveria ter sido feita pelas famílias envolvidas até 31 de outubro do ano passado.
Por meio de sua assessoria, o MSD explicou que, até novembro do ano passado, 975.601 benefícios haviam sido bloqueados. Porém, mesmo com o bloqueio, o dinheiro era repassado às famílias, mas liberados apenas mediante a atualização do cadastro, o que não aconteceu com os 709.904 beneficiados em questão.
As famílias que tiveram seus benefícios cancelados ainda poderão entrar com um processo de revisão cadastral, alternativa para retomar o direito ao auxílio. Para não perder o benefício, a família precisa manter os filhos matriculados, estar com a agenda de vacinação em dia e manter atualizado dados como renda, endereço e escola em que os filhos estudam. O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos.