O Governo do Estado vai assumir a instalação dos nove leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. A medida supre a lacuna aberta no atendimento desde o último dia 1º, quando o Hospital Nossa Senhora da Saúde deixou de ofertar nove leitos de UTI para recém-nascidos.

continua após a publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, informou que já estão sendo providenciadas equipe médica e adequações para que o Hospital Regional possa receber imediatamente pelo menos três leitos de UTI Neonatal. Outros seis leitos serão instalados assim que for realizada uma reforma necessária no hospital para abrigar os equipamentos. A reforma será realizada em caráter emergencial.

Os equipamentos dos nove leitos de UTI neonatal instalados no Nossa Senhora da Saúde desde 2009 são propriedade do Estado. O hospital tentava a mudança de seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde, visando a classificação como entidade filantrópica, o que não foi possível. “O Estado não pode repassar recursos de custeio para entidades privadas, como é o caso do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Mas não deixaremos a região descoberta nessa área essencial”, disse o secretário.

Caputo Neto destacou o aumento da oferta de leitos de UTI adulto e neonatal por meio do Hospsus, programa de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos do SUS do Paraná. O programa foi lançado em 2011 e reduziu em 90% o déficit de leitos de UTI neonatal em todo o Estado.

continua após a publicidade

“Com as ações estruturantes que estamos implantando já reduzimos em 36% a mortalidade materna e em muitas regiões reduzimos também os índices de mortalidade infantil. Lamentamos que o Nossa Senhora da Saúde deixe de ofertar esses serviços, pois nossa intenção era ter mais leitos de UTI neonatal no hospital regional e continuar com os que já existiam no hospital privado”, afirmou.

A adequação do hospital está sendo viabilizada pelo governo do Estado e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), que envolve 22 municípios da região e é responsável pela administração do hospital.

continua após a publicidade