Foto: Lucimar do Carmo

José Lemos: resultado positivo.

continua após a publicidade

Terminou sem definição uma reunião realizada ontem, em Curitiba, entre representantes dos professores da rede estadual e o governo do Paraná. O encontro foi marcado para a discussão de uma possível equiparação salarial entre a categoria e os demais servidores do Estado, após uma passeata realizada no último dia 14.

Para o professor José Lemos, presidente da APP Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, o resultado da reunião de ontem foi positivo. ?Nenhum membro do governo que estava presente discordou dos dados que apresentamos.? Mesmo assim, segundo ele, o governo pediu um prazo até o dia 8 de abril, quando acontecerá uma nova reunião entre governo e professores para apresentar uma contra-proposta.

Os dados, que foram apresentados pelo economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cid Cordeiro, indicam que há condições econômicas para o governo conceder o reajuste reivindicado pelos professores, que é de 38,57%, além dos 5% já previstos para maio, relativos a perdas inflacionárias. Segundo Lemos, os estudos também mostram que o orçamento para a educação no Estado vem sendo subestimado nos últimos anos.

Com isso, a APP pretende reduzir as diferenças salariais com os outros servidores do Estado e garantir a equiparação com os salários dos professores de outros estados, que, segundo Lemos, são maiores que os pagos no Paraná. ?Queremos que o governador cumpra o compromisso que firmou, de tornar os salários dos professores do Estado os melhores do Brasil, até o final do seu governo.?

continua após a publicidade

Entre os presentes na reunião estavam os secretários da Educação, Maurício Requião, do Planejamento, Ênio Verri, e da Casa Civil, Rafael Iatauro.

Ainda antes da próxima reunião com o governo, os professores se reunirão em uma assembléia que deverá acontecer no próximo sábado, no Colégio Estadual, em Curitiba.

continua após a publicidade