O secretário da Segurança Pública, José Tavares, entregou hoje a reforma e ampliação da primeira creche penitenciária do Brasil, destinada aos filhos das internas da Penitenciária Feminina de Piraquara. A iniciativa permite que os filhos fiquem próximos às mães desde o nascimento até completarem seis anos de idade.
Tavares também vistoriou a obra que até o final deste ano vai aumentar em 120 vagas a capacidade do presídio feminino. Em seguida, visitou os três novos canteiros de trabalho que começaram a operar na segunda etapa do Parque Industrial da Colônia Penal Agrícola, também em Piraquara.
A ampliação da creche penitenciária aumentou de 25 para 40 o número de vagas para filhos de presas, com idade entre zero e seis anos.
O investimento na reforma das instalações e na construção de uma nova ala, com mais três salas de aula e um espaço para lazer, foi de R$ 200 mil.
Como as mães trabalham na cozinha e com a limpeza da creche, além do atendimento das crianças, têm tempo para dedicar aos filhos. As presas se revezam em três turnos de trabalho, entre sete horas da manhã e dez da noite.