Foto: Daniel Derevecki

Pela manhã, alunos e professores iniciaram novo protesto.

continua após a publicidade

Depois de mais um dia paralisados, alunos e professores do Colégio Estadual do Paraná (CEP) decidiram retornar às atividades hoje depois que o secretário de Estado da Educação (Seed), Maurício Requião, prometeu receber uma comissão em seu gabinete na próxima quarta-feira. Em pauta, estará a análise das reivindicações do grupo, a serem levadas por representantes dos pais, alunos, professores e funcionários, especialmente o descontentamento de boa parte do colégio com a atuação da atual diretora, Maria Madselva Feijes.

Ontem pela manhã, apesar da promessa de retorno às aulas por parte da Seed, os alunos e professores não entraram nas salas e iniciaram novo protesto. Mais tarde, uma comissão foi recebida por representantes da Secretaria de Educação e cada participante traçou um panorama do impasse que vive a instituição. Os relatos devem ser levados ao secretário, que se comprometeu a atender a comissão desde que houvesse o retorno às aulas, o que foi acatado.

A professora Janislei Albuquerque, uma das diretoras da APP Sindicato dos Trabalhadores da Educação, participou da reunião de ontem e informou que, apesar de o grupo contrário à direção reivindicar eleições para o cargo – o diretor, no CEP, é nomeado pelo governador Roberto Requião -, a comissão teria demonstrado aceitar negociar. ?Chegaram a propor que um grupo do próprio Núcleo de Educação assuma a escola, reencaminhe os trabalhos e indique alguém?, conta. A APP é a favor de eleições para o cargo de diretor.

Reclamações

As reclamações sobre a atual diretoria já foram listadas à Seed em um documento que aponta divergências quanto aos critérios de aprovação e do processo de recuperação dos alunos, o que estaria prejudicando o aprendizado e fomentando indisciplina, além de unilateralidade nas decisões.

continua após a publicidade

No entanto, um dos professores que apóia a diretora e que se identificou como João Carlos, acredita que o movimento tem motivação política. ?A diretora tem feito muitas coisas: conseguimos computadores, refeitórios, limpeza, uma série de melhorias.?

A Seed confirmou que, no encontro de quarta-feira, Madselva também estará presente.

continua após a publicidade