O governador Roberto Requião autorizou ontem a reabertura de seis cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que estavam suspensos desde o início do ano. “Estamos atendendo a um pedido do prefeito Péricles, da imprensa e da população de Ponta Grossa. Verificamos que era possível reconhecer esses seis cursos e o pedido foi atendido”, disse o governador.

Essa decisão garante a realização do próximo vestibular de inverno da universidade, com as 180 vagas dos cursos de Química Tecnológica, Enfermagem, Artes Visuais, Artes – Música, Zootecnia e Ciências Biológicas. “Os estudantes ganham porque vão ter certeza que os cursos serão reconhecidos no final”, avaliou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Aldair Rizzi.

Para regularizar a situação, o governo do Estado realizou um estudo minucioso de cada um dos seis cursos desde a suspensão. O resultado apontou para a necessidade de realização de alguns ajustes com relação ao corpo funcional e aos investimentos em equipamentos. “Esse esforço vai garantir que os cursos se mantenham de forma regular”, afirmou o secretário.

Transparência

Rizzi lembrou ainda que essa foi uma estratégia adotada pelo governo do Estado em defesa da transparência das ações nas universidades estaduais: “Os cursos nunca foram fechados, mas ficaram suspensos aguardando o resultado dessas avaliações”, completou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade