O governador Roberto Requião determinou ontem que a Secretaria dos Transportes retome imediatamente as obras nos 2,1 km do lote 2 do Contorno Norte, entre a Avenida Manoel Ribas e a PR-092 (Rodovia dos Minérios), em Curitiba. A conclusão do contorno deve eliminar definitivamente o tráfego pesado de caminhões que hoje usam as ruas de Santa Felicidade como desvio.
Acompanhado do secretário do Transportes, Waldyr Pugliesi, e do líder do governo na Assembléia Legislativa, Ângelo Vanhoni, Requião sobrevoou o Contorno Norte. Ele lembrou que as obras estão paralisadas porque a Prefeitura de Curitiba não cumpriu o convênio firmado com o Departamento de estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), pelo qual o município assumiria 50% dos custos para a conclusão do trecho.
Hoje, a dívida atinge R$ 6,9 milhões. O governo do Estado já investiu mais de R$ 15 milhões na obra e a conclusão deve consumir outros R$ 8,3 milhões, segundo cálculos das empreiteiras que venceram a licitação.
“O valor que a Prefeitura nos deve, e que será usado na conclusão da obra, é um terço do ?caixa 2? que elegeu o prefeito Cássio Taniguchi. O Estado vai cobrar a dívida, inclusive judicialmente, mas não vamos deixar as obras paralisadas porque isso prejudicaria os moradores de Santa Felicidade”, explicou Requião.
O governador também determinou que a Secretaria dos Transportes faça uma análise criteriosa na concorrência pública e nos custos das obras firmados entre o governo anterior e as empreiteiras. A preocupação de Requião é com o alto custo das obras informado pelas empreiteiras.
“Não existe estrada que custe R$ 4 milhões por quilômetro, no planeta. Temos que reduzir os preços e realizar as obras. Mas os moradores de Santa Felicidade podem ter uma certeza: o governo do Estado vai resolver o que a Prefeitura de Curitiba se nega a fazer”, afirmou.
33 km
O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, lembrou que a extensão total do Contorno Norte, que vai ligar a BR-116 à Rodovia da Uva, em Colombo, compreende pouco mais de 33 km. Desses, o lote 1 e 3, que ligam a BR-277 à Santa Felicidade, estão concluídos. Já o lote 4, entre a Rodovia da Uva e a BR-116, é de responsabilidade do governo federal e a secretaria está negociando a conclusão da obra com o Ministério dos Transportes.
“No lote 2 foram executado serviços no valor de R$ 10 milhões e gastamos outros R$ 5 milhões com desapropriações. Pelo convênio, a Prefeitura deveria arcar com 50% desse total. Mas até agora a Prefeitura pagou simplesmente R$ 900 mil com as desapropriações, portanto eles estão devendo R$ 6,9 milhões”, explicou o secretário.
