Governador autoriza contratação de mil policiais

O governador Roberto Requião autorizou, na manhã de ontem, a contratação de mil novos policiais militares. Em cerca de um ano, esta será a segunda grande contratação do governo do Paraná para a corporação, completando 2.321 novos policiais convocados. ?A segurança do paranaense é uma das nossas grandes prioridades. Sabemos das necessidades de reforço nos quadros da polícia e, por isso, fizemos, em três anos, mais do que outros governos fizeram durante uma década de atuação?, disse o governador.

A contratação irá suprir, principalmente, a demanda de cidades paranaenses onde o geoprocessamento aponta altos índices de criminalidade. Segundo o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, mesmo em fase de testes, a ferramenta moderna para o mapeamento da criminalidade no Paraná já cumpre seu papel, indicando exatamente onde é necessário reforço de policiamento. ?Estamos acabando com a época em que a segurança dos paranaenses era tratada de maneira amadora. Este governo trata a segurança pública como assunto prioritário e com muito profissionalismo?, afirmou Delazari.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Pancotti, ontem mesmo uma equipe técnica começou a definir o processo de recrutamento e seleção dos candidatos. O objetivo é de que a contratação seja realizada em tempo recorde e que, num prazo máximo de três meses, esses policiais já estejam contratados.

Patrulha Escolar

Na reunião de ontem da Operação Mãos Limpas, o comandante da PM apresentou ao governador um balanço da ação da Patrulha Escolar Comunitária junto às escolas públicas e particulares do Estado. No interior do Estado, o número de chamadas para atendimento de ocorrências nos estabelecimentos de ensino diminuiu de 54%, no primeiro trimestre de 2004, para 14%, em igual período deste ano. Na capital, a redução foi de 37% para 31% e, na Região Metropolitana de Curitiba, de 40% para 25%, em igual período de comparação.

A atuação preventiva da Patrulha Escolar resultou na apreensão de 15 armas de fogo com alunos em escolas de Curitiba, Pinhais, Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. As revistas dentro das escolas são praticadas com autorização do Poder Judiciário e Ministério Público, da Associação de Pais e Mestres, direção da escola e concordância de pais e alunos.

Em Curitiba, 74 policiais atuam junto a uma comunidade de aproximadamente 200 mil alunos do ensino fundamental e médio. No interior, 84 policiais desenvolvem ações nos municípios de Ponta Grossa, Carambeí, Londrina, Cambé, Ibiporã, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Sarandi, atendendo cerca de 200 mil alunos. E, na Região Metropolitana de Curitiba, a Patrulha Escolar atua com 38 policiais, atendendo um universo de 125 mil alunos em 14 municípios.

O comandante da PM também comunicou ao governador a escolha do tenente-coronel Celso Roberto Arantes para coordenar e ser o responsável por todas as ações do Projeto Povo no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo