Depois de ser aprovada em julho de 2003, por uma comissão do governo estadual, a Universidade do Litoral deve sair do papel ainda este ano. O secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Aldair Rizzi, informou ontem que a Associação Banestado, de Praia de Leste, deve ser a sede da nova instituição.
No projeto apresentado ao governador Roberto Requião, o prédio seria cedido em forma de comodato, ao Estado, num período de quinze anos. A área já está praticamente estruturada e precisa de apenas alguns retoques para entrar em funcionamento.
Segundo Aldair, o governo estadual está avaliando todo o projeto antes de tomar qualquer decisão, mas acredita que a resposta será positiva, pois já passou pela aprovação do Ministério da Educação.
“Não teremos grandes gastos com o projeto. Aproveitaremos uma estrutura já existente. A renovação do espaço e a contratação do corpo docente seriam as principais ações a serem realizadas. Além disso atenderíamos todo o litoral, criando um novo pólo educacional no Estado”, explica.
Os cursos da instituição funcionarão como extensões da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – Cefet-PR e Faculdade de Filosofia de Paranaguá – Fafipar. Serão disponibilizadas inicialmente 60 vagas nos cursos de Turismo, Educação Física, Gestão Ambiental, Técnico em Enfermagem, Filosofia, Aquicultura e Técnico em Transações Imobiliárias.
A expectativa é que as aulas comecem em julho. Para a conclusão de toda a obra, devem ser investidos cerca de R$ 2 milhões e 700 mil reais. “Estamos esperando a decisão final do governador, que pode sair a qualquer momento. Só no primeiro ano, a Universidade poderá atender cerca de 480 alunos. Isso será excepcional para o desenvolvimento da região”, afirma Aldair. A Universidade atenderá os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.