Golpistas têm usado o nome da Sanepar para realizar falsas análises de água, com o objetivo de vender filtro, em Irati, região dos Campos Gerais. Essa é a segunda vez, neste ano, que a população daquela cidade é vítima desse tipo de golpe. Porém, em todo o Estado os golpistas exploram, principalmente, a falta de informação e de conhecimento das pessoas, com relação ao processo de tratamento da água pela Sanepar.

continua após a publicidade

Para convencer a população a comprar o produto, os golpistas adicionam produtos químicos à água da torneira, entre eles a ortotolidina, que deixa a água amarela e indica a presença de cloro, importante para a saúde das pessoas. Usando de má-fé afirmam que a cor amarelada é um indício de que a água distribuída pela Sanepar não tem qualidade e possui excesso de cloro. Para resolver o suposto problema, os moradores são induzidos a adquirir um filtro e até autorizar outros serviços oferecidos pelos vendedores.

Segundo uma moradora da Vila Nova, que não quis se identificar, o vendedor solicitou um copo de água e acrescentou algumas gotas de um produto. A água no copo ficou amarela, e o vendedor foi logo declarando ?essa é a água que a Sanepar distribui e a senhora e sua família bebem!?. De acordo com a moradora, o custo do filtro é de aproximadamente R$ 350,00.

continua após a publicidade