Londrina (AE) – A unidade geradora de Itaipu número 10, desligada no dia 3 por causa da explosão da bucha de um dos transformadores, deverá ser religada no próximo domingo (18). A outra, 11, desativada preventivamente três dias após o acidente por ter sido detectada pressão excessiva de óleo na bucha, voltará a funcionar amanhã.

continua após a publicidade

A explosão provocou queimaduras leves em seis operários que instalavam a unidade geradora 9A, vizinha da avariada, uma das duas que faltam para completar o potencial de produção energética de Itaipu.

Segundo a empresa, a greve dos auditores e fiscais da Receita Federal atrasou a entrega de um lote de 10 buchas, de procedência alemã, finalmente liberados quinta-feira passada. Enquanto essas buchas não chegavam, a hidrelétrica transferiu duas dessas peças de transformadores de reserva de 50 hertz, que fornecem energia para o Paraguai, para as unidades avariadas.

Com a liberação do lote, peças novas foram devolvidas aos transformadores de 50 hertz e instaladas nos outros dois transformadores da unidade 10. A comissão formada por técnicos e funcionários da empresa seguradora está avaliando as causas do acidente e deverá decidir se o transformador avariado poderá ser recuperado ou terá de ser substituído por um novo. Esse equipamento custa aproximadamente US$ 1,5 milhão.

continua após a publicidade