A cidade de General Carneiro, localizada no sul do Paraná, registrou a temperatura mais baixa do País na madrugada de ontem: -5,3ºC. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, esse frio intenso foi registrado entre 7h e 8h, mas durante toda a madrugada as temperaturas se mantiveram negativas no município, sendo que somente às 10h de ontem é que os termômetros começaram a marcar números positivos.
Curitiba, que já vinha registrando temperaturas muito baixas durante a semana, bateu recorde de frio ontem pela manhã, com 0ºC – na quarta-feira, os termômetros registraram 0,2 graus na capital paranaense.
Por conta do frio intenso, um homem, identificado como João Mário Fortunato Alves, de 47 anos, morreu na cidade devido a hipotermia – isso ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do normal, prejudicando o organismo, podendo levar à morte.
O corpo do homem foi encontrado por volta das 5h30 de ontem, por um guarda municipal, do lado de dentro do Passeio Público, no centro. Na última segunda-feira, outra pessoa já havia sido encontrada morta por conta do frio, mas dessa vez em Apucarana, no norte do Paraná. O exame de necropsia apontou que Lorival Moreira Pinto também morreu de hipotermia.
Outra cidade onde houve temperatura negativa na madrugada de ontem foi Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os termômetros marcaram -2,7ºC pela manhã. Castro, no leste do Estado, também teve temperatura negativa, de -2,9ºC. Os termômetros de Irati, no sul do Estado, registraram -2,1ºC ontem.
Segundo o meteorologista do Simepar Fernando Mendes, as temperaturas sofrem forte queda durante a noite em função da perda do calor para a atmosfera. Pelo fato de a massa de ar frio estar se deslocando para o oceano, a tendência é que as temperaturas aumentem um pouco a partir de hoje em todo o Paraná – no entanto, ainda há possibilidade de geadas nas regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava.