A cidade de General Carneiro, localizada no sul do Paraná, registrou a temperatura mais baixa do País na madrugada de ontem: -5,3ºC. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, esse frio intenso foi registrado entre 7h e 8h, mas durante toda a madrugada as temperaturas se mantiveram negativas no município, sendo que somente às 10h de ontem é que os termômetros começaram a marcar números positivos.

continua após a publicidade

Curitiba, que já vinha registrando temperaturas muito baixas durante a semana, bateu recorde de frio ontem pela manhã, com 0ºC – na quarta-feira, os termômetros registraram 0,2 graus na capital paranaense.

Por conta do frio intenso, um homem, identificado como João Mário Fortunato Alves, de 47 anos, morreu na cidade devido a hipotermia – isso ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do normal, prejudicando o organismo, podendo levar à morte.

O corpo do homem foi encontrado por volta das 5h30 de ontem, por um guarda municipal, do lado de dentro do Passeio Público, no centro. Na última segunda-feira, outra pessoa já havia sido encontrada morta por conta do frio, mas dessa vez em Apucarana, no norte do Paraná. O exame de necropsia apontou que Lorival Moreira Pinto também morreu de hipotermia.

continua após a publicidade

Outra cidade onde houve temperatura negativa na madrugada de ontem foi Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os termômetros marcaram -2,7ºC pela manhã. Castro, no leste do Estado, também teve temperatura negativa, de -2,9ºC. Os termômetros de Irati, no sul do Estado, registraram -2,1ºC ontem.

Segundo o meteorologista do Simepar Fernando Mendes, as temperaturas sofrem forte queda durante a noite em função da perda do calor para a atmosfera. Pelo fato de a massa de ar frio estar se deslocando para o oceano, a tendência é que as temperaturas aumentem um pouco a partir de hoje em todo o Paraná – no entanto, ainda há possibilidade de geadas nas regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava.

continua após a publicidade