Genebra acaba de implantar corredores exclusivos para o transporte com tramways. O sistema, inspirado no transporte público de Curitiba, foi tema da reunião do prefeito Cassio Taniguchi com Christian Ferrazino, prefeito de Genebra, realizada no final da tarde de anteontem, no Palais Eynard, sede da administração municipal daquela cidade.

A reunião foi marcada a pedido de Ferrazino, que elogiou o transporte de Curitiba. Este é o segundo encontro entre os prefeitos. Em dezembro passado, Cassio e Ferrazino estiveram reunidos com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, por ocasião da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação realizada na Suíça.

Antes da reunião com Ferrazino, Cassio esteve com os prefeitos de Shangai (China); Ouagadogou (Burkina Faso – África); Divonne-les-Bains (França) e Manizales (Colômbia), na Prefeitura de Divonne. A pauta do encontro foram os serviços essenciais prestados pelos municípios, como saúde, educação, transporte e saneamento ambiental. “A questão que preocupa os administradores municipais é a divisão justa das atribuições entre os governos centrais, dos estados e dos municípios, para que não haja sobrecarga que venha a prejudicar os cidadãos”, dissse Cassio.

O encontro dos prefeitos foi coordenado pelo diretor técnico da agência da ONU para Pesquisa e Treinamento – Unitar (United Nations for Training and Research), Christophe Nuttal, e deu início a um trabalho de mapeamento das necessidades de serviços essenciais para a população. O trabalho vai resultar na execução de um diagnóstico, que será levado ao World Urban Forum (Fórum Urbano Mundial), a ser realizado em 2005.

continua após a publicidade

continua após a publicidade