Gays vão às ruas para defender a diversidade

A Praça Santos Andrade, a Rua Quinze de Novembro e a Boca Maldita foram tomadas, ontem, pelas cores do arco-íris. Pelo terceiro ano consecutivo, gays, lésbicas e simpatizantes se reuniram em Curitiba para a “Parada da Diversidade”, antiga “Parada Gay”. O movimento contou com o apoio de organizações não-governamentais de defesa dos direitos de negros, portadores do vírus HIV e catadores de papel.

Segundo o presidente do Instituto Paranaense 28 de Junho ? Conscientização e Direitos Humanos, Roberto Kaiser, é muito difícil saber ao certo o número de homossexuais existentes no mundo. Isto acontece porque o preconceito ainda é grande e, em função disso, muitas pessoas “se fecham” e não têm coragem de assumir sua verdadeira identidade sexual.

A parada de ontem teve como objetivo sensibilizar a sociedade, combater o preconceito e a discriminação. “Queremos mostrar que os homossexuais também são cidadãos, pagam seus impostos, possuem família, respeitam a todos e, por isso, também devem ser respeitados”, afirma Roberto. “As pessoas devem ser respeitadas e amadas do jeito que são. Todos devem aprender a aceitar as diferenças, pois assim conseguirão ser mais felizes.”

Participaram do movimento caravanas de pessoas vindas de São Paulo, Rio, Florianópolis (SC) e diversas regiões do Paraná.

Orgulho gay

O Dia do Orgulho Gay é comemorado em diversos países no dia 28 de junho. A manifestação acontece nos EUA desde 1969, data da rebelião de Stonewall (quando os freqüentadores do bar gay de mesmo nome se rebelaram contra uma blitz da polícia e transformaram o West Village nova-iorquino numa praça de guerra, ato universalmente aceito como o pontapé inicial no movimento pelos direitos dos gays). No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1993, com uma passeata no Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo