Um estudante de 7 anos ficou trancado desde as 17h de terça-feira (25) até as 7h30 de quarta (26), em uma pequena sala no Colégio Municipal Franklin Delano Roosevelt, em Santo Antônio da Platina (PR), no Norte Pioneiro. O caso foi registrado na delegacia de polícia e será encaminhado ao Ministério Público Estadual. A prefeitura também vai instaurar sindicância para apurar o fato.
A delegada Margareth Motta ouviu o menino na manhã desta quinta-feira (27). Ele disse que teria brigado com um colega e, com medo, escondeu-se em um cubículo dentro de uma sala de aula. Os alunos ficam em tempo integral nessa escola, na zona rural, e trocam de salas conforme as atividades. “Depois que se escondeu, ele acabou dormindo”, relatou a delegada. “Um funcionário da escola não viu e trancou a sala”.
Quando o ônibus que o leva para casa chegou ao ponto, a mãe perguntou sobre o menino. Alguns colegas disseram que ele tinha descido um ponto antes. Segundo Margareth Motta, um chegou a dizer que o menino estava sentado ao seu lado. A mãe acionou professores e amigos para ajudar a procurar e registrou o sumiço na delegacia. “Mas ninguém imaginou que pudesse ter ficado na escola”, disse a delegada.
Ele somente foi encontrado na manhã do dia seguinte, pois fez um furo na porta do cubículo onde estava e um funcionário percebeu o barulho que fazia. A delegada avaliou que não tinha conseguido caracterizar qualquer crime ou dolo no caso, mas iria enviar os depoimentos para o Ministério Público. Segundo ela, a questão deve ser tratada do ponto de vista administrativo, inclusive com orientação para que se tenha mais controle na entrada do ônibus.