As equipes de limpeza da Prefeitura de Curitiba terão bastante trabalho nesta semana. Além de tirar das ruas os santinhos dos candidatos – que a exemplo do 1.º turno, mais uma vez sujaram os locais de votação, no último domingo -, no feriado de Finados, na próxima quinta-feira, os funcionários estarão nas ruas e nos cemitérios municipais para garantir a limpeza desses locais. De acordo com a Prefeitura, 700 garis estarão a cargo destas funções até a sexta-feira.
No 1.º turno das eleições as equipes de limpeza pública da capital retiraram das ruas cerca de 43 toneladas de lixo. O trabalho de recolhimento demorou seis dias. ?A chuva que caiu no dia atrasou o serviço?, diz o diretor de Limpeza Pública, Nelson Xavier.
A expectativa é que os resíduos do 2.º turno não cheguem a um volume tão grande, já que a quantidade de candidatos era menor. Mas para garantir rapidez nesse processo, antes de começar a votação no domingo, as equipes já estavam nas ruas. Os trabalhos de limpeza da propaganda eleitoral começaram à meia-noite de sábado e se concentram próximos aos colégios eleitorais.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente destacou no dia da eleição 400 pessoas para os serviços de varrição e coleta de material. Em domingos normais trabalham cerca de 80 pessoas nas ruas da cidade.
De acordo com Nelson Xavier, a população pode colaborar com o trabalho fazendo a limpeza de calçadas em frente a residências e pontos de comércio. ?A Prefeitura garante a limpeza, mas quem quiser e preferir pode se adiantar em recolher o material por conta?, diz o diretor.