Equilíbrio. Este foi o segredo de Alan Charles Rodrigues de Souza para vencer uma das provas da 10.ª edição da Corrida dos Garçons ontem, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.
“É mais equilíbrio do que velocidade. Este ano nós levamos três garrafas, o que ajudou também a estabilizar a bandeja”, contou Alan, após cruzar a linha de chegada em uma das baterias da categoria masculina até 30 anos.
A festa tradicional reuniu centenas de garçons para comemorar a data que lembra esses profissionais. Eles participaram de diversas categorias na corrida, entre masculino, feminino e por faixa etária. Os melhores garçons receberam prêmios em dinheiro.
A corrida consistia em carregar, em um trecho da Avenida Manoel Ribas, uma bandeja com três garrafas, mas um dos braços deveria estar posicionado atrás do corpo.
No meio do trajeto, os garçons tinham que servir convidados, sentados em uma mesa. Quem derrubasse uma garrafa ou tirasse o braço de trás das costas era desclassificado.
Houve muita torcida dos moradores da região, e enquanto alguns garçons competiam, outros se preparavam para a prova e treinavam nas calçadas. Depois da corrida, cerca de 500 garçons participaram de um almoço e de uma tarde de confraternização, com brincadeiras, jogos e sorteio de prêmios.