Em dois meses as agências bancárias do Paraná deverão capacitar os funcionários para atender clientes portadores de deficiência. E este é apenas um dos itens com os quais a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu, ontem, para garantir a acessibilidade a portadores de deficiência, com o Ministério Público Estadual (MPE), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi assinado pelo procurador-geral de justiça do MPE, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

continua após a publicidade

O documento prevê ainda que, em até 15 meses, todos os bancos tenham caixas eletrônicos adaptados para usuários com deficiência, seja ela física, visual ou auditiva.

O diretor-executivo da Febraban, Helio Ribeiro Duarte, garante que todos os prazos serão cumpridos. “A maioria dos bancos já está bastante adiantada nessas adequações e devemos cumprir os prazos estabelecidos para os demais”, estima.

Eliminação de barreiras arquitetônicas, estacionamento reservado e banheiros adaptados são outros elementos que os bancos terão que adequar. O não cumprimento das exigências do TAC prevê multa diária que pode variar de R$ 1 mil a R$ 25 mil, lembra a promotora Rosana Beraldi Bevervanço.

continua após a publicidade

Duarte ressaltou que os grandes centros administrativos dos bancos também estão sendo adaptados. “Temos outro compromisso com os 5% do total de funcionários que são portadores de deficiência e que também precisam ser beneficiados”, disse.

Consultor nas questões de acessibilidade, o arquiteto e inspetor do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ricardo Mesquita, destaca que um dos principais problemas enfrentados por portadores de deficiência são os pisos das agências.

continua após a publicidade

Usuários de muleta, bengala ou andadores sofrem com pisos de porcelanato ou granito sem tratamento antiderrapante, segundo o profissional. “Tenho percebido que alguns bancos tentam contornar a situação colocando fitas antiderrapantes, que não adianta. É inaceitável”, critica.