Adaptação

Garantia de acessibilidade nas agências bancárias

Em dois meses as agências bancárias do Paraná deverão capacitar os funcionários para atender clientes portadores de deficiência. E este é apenas um dos itens com os quais a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu, ontem, para garantir a acessibilidade a portadores de deficiência, com o Ministério Público Estadual (MPE), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi assinado pelo procurador-geral de justiça do MPE, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

O documento prevê ainda que, em até 15 meses, todos os bancos tenham caixas eletrônicos adaptados para usuários com deficiência, seja ela física, visual ou auditiva.

O diretor-executivo da Febraban, Helio Ribeiro Duarte, garante que todos os prazos serão cumpridos. “A maioria dos bancos já está bastante adiantada nessas adequações e devemos cumprir os prazos estabelecidos para os demais”, estima.

Eliminação de barreiras arquitetônicas, estacionamento reservado e banheiros adaptados são outros elementos que os bancos terão que adequar. O não cumprimento das exigências do TAC prevê multa diária que pode variar de R$ 1 mil a R$ 25 mil, lembra a promotora Rosana Beraldi Bevervanço.

Duarte ressaltou que os grandes centros administrativos dos bancos também estão sendo adaptados. “Temos outro compromisso com os 5% do total de funcionários que são portadores de deficiência e que também precisam ser beneficiados”, disse.

Consultor nas questões de acessibilidade, o arquiteto e inspetor do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ricardo Mesquita, destaca que um dos principais problemas enfrentados por portadores de deficiência são os pisos das agências.

Usuários de muleta, bengala ou andadores sofrem com pisos de porcelanato ou granito sem tratamento antiderrapante, segundo o profissional. “Tenho percebido que alguns bancos tentam contornar a situação colocando fitas antiderrapantes, que não adianta. É inaceitável”, critica.