Caçadores de Notícias

Garagem de funcionário público retorna ao passado

A garagem do funcionário público Gilberto Demoliner, de 52 anos, é uma verdadeira viagem no tempo. No local é possível se deparar com carros e bicicletas antigas, motos reformadas, jukeboxes, geladeiras da década de 50 e velhas máquinas de fliperama. “Sempre fui ligado nessas coisas antigas”, confessa. Porém, além de colecionar objetos retrôs, Gilberto também é fabricante de mão cheia de qualquer tipo de peça vintage, termo usado para denominar objetos que remetem a estilos de época.

A fabricação começou como brincadeira, que segundo o próprio Gilberto, virou coisa séria. “Em 1998 resolvi reformar uma antiga caminhonete Chevrolet ano 1952. Terminei a reforma e comecei a mexer com outros objetos antigos e fui tomando gosto pela coisa. Hoje, a brincadeira virou séria e desde então fabrico uma série de produtos sob encomenda. Não são produtos originais. São produtos criados com as características antigas ou no mesmo estilo. Mas também reformamos peças. O que vier, nós encaramos“, conta.

Gerson Klaina
Produtos não são originais.

Hobby

Gilberto diz que começou a construir as peças para ele mesmo. Como deu certo resolveu entrar no mercado. “Comecei a construir um jukebox. Deu certo e as pessoas gostaram, então começo a oferecer o produto. Não é coisa profissional, apesar de parecer ser. Trabalho no Departamento Penitenciário, mas no tempo livre me dedico à construção dessas peças. É um hobby que deu certo”, brinca.

E deu mesmo. Hoje Gilberto é um dos principais reformadores e construtores de peças antigas e vintage. Parte dos produtos são construídos por encomenda para uma grande loja de artigos retrôs de Curitiba, mas grande parcela dos pedidos tem como destino o consumidor final. “São advogados, médicos, empresários. Todos procuram querendo aquele objeto que de alguma maneira marcou a infância”, explica.

Divulgação
Cada objeto é unico.

Moldes prontos pra montagem

Todas as peças que saem da garagem do Gilberto Demoliner são produzidas de maneira artesanal. Após anos forjando esse objeto, hoje ele conta com diversas formas e moldes que auxiliam na hora da montagem. “Construo a partir do zero. Elaborei minhas técnicas, tenho os moldes e assim vou fazendo. Mas cada peça sai de acordo como o cliente quer em relação às cores, estilos e equipamentos. E uso tudo do bom e do melhor. Então cada objeto é único. Mas não tem padrão de montagem. Muitos das nossas tecnologias criamos conforme a necessidade de cada produto e assim vai”, diz.

Quem quiser mais informações sobre os produtos criados por Gilberto, basta enviar e-mail para demoliner@ya hoo.com ou ligar no (41) 9976-4630.

Gerson Klaina
Hobby vira coisa séria, apesar de não ser profissional.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna