Cerca de 8,7 milhões de estudantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participam ontem do segundo dia de provas, em todo o país. Só no Paraná o número de candidatos foi de 406.542.
Na etapa de ontem, os estudantes tiveram que produzir uma redação, responder às questões de Matemática e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, área do conhecimento que envolve disciplinas como Português, Inglês, Espanhol, Artes e Tecnologia da Informação.
O tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. O tempo de prova dado aos estudantes foi de cinco horas e trinta minutos, uma hora a mais do que o tempo do primeiro dia. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, horário do início da aplicação das provas.
No sábado foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Cada uma das provas contou com 45 questões de múltipla escolha.
Resultado
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no site do Enem até a próxima quarta-feira. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro, também no site do Inep, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato.
Morte
Em Olinda (PE), a estudante Edivânia Florinda de Assis, de 32 anos, morreu no prédio onde faria a prova do Enem, no início da tarde de sábado. Edivânia teria errado o prédio da prova e ao perceber o erro, correu para o local correto. Teria chegado em cima da hora e, assim que passou pelo portão morreu, provavelmente vítima de um enfarte fulminante.