Londrina – Nos últimos 15 dias, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) notificou furto sistemático de mudas de plantas em avenidas centrais da cidade. Como não há possibilidade de vigilância 24 horas nos locais, a secretaria solicita parceria de moradores próximos das avenidas Inglaterra, Bandeirantes e Duque de Caxias, onde as ocorrências são freqüentes, para a contenção das ocorrências. Segundo a Sema, caso presenciem furtos de mudas, os moradores devem comunicar imediatamente a secretaria, por meio do telefone 3341-9660.
Segundo o gerente de Áreas Verdes da Sema, Ocimar Taroco, logo após o plantio das mudas em canteiros de avenidas centrais da cidade as ocorrências de furto tiveram início, com maior regularidade na avenida Duque de Caxias, entre as ruas Heródoto e governador Parigot de Souza. "Não tivemos nenhum aviso das ocorrências, percebemos que estão furtando as mudas porque, ao passar por essas avenidas, percebemos que há vários vazios nos locais onde, antes, havíamos plantados as azaléias", disse o gerente. No total, foram plantadas 1.070 mudas de azaléias, nas cores branca, vermelha e rosa, nas três avenidas. "Plantamos em uma sexta-feira e na segunda seguinte já demos pela falta de algumas mudas. Na avenida Duque de Caxias foram furtadas 27 mudas em apenas um final de semana", disse ele. Taroco explicou que, assim que verificado o furto, as mudas são repostas, mas que não há como garantir que novos furtos aconteçam. "Já replantamos várias mudas, mas novos furtos ocorreram e outros vazios foram criados. Não temos como fazer a vigilância do local, por isso necessitamos da ajuda da população."
Os avisos de ocorrência de furtos de mudas dos canteiros públicos podem ser feitos na Secretaria Municipal do Ambiente, no parque Artur Thomas (rua da Natureza, 155) ou pelo telefone 3341-9660, das 8h às 17h30.