Aliocha Maurício / GPP

Buracos na pista servem para colocar postes de metal e correntes.

continua após a publicidade

O acúmulo de carros e o desrespeito dos motoristas que freqüentam a Avenida Bispo Dom José, em Curitiba, nas noites de fim de semana, quando a região fervilha de pessoas em busca das muitas opções de bares no local, fez com que moradores e comerciantes tomassem uma medida drástica. Em frente a um posto de combustíveis localizado na via, onde a sinalização deixa bem claro que não é permitido estacionar, foram feitos furos no asfalto para que, durante as noites de maior concentração de pessoas, sejam colocados postes de metal e correntes para impedir que carros parem no local.

"Isso aqui vira uma bagunça imensa nos fins de semana", explica o dono do estabelecimento, Rodrigo Laport. "Como ninguém respeita a sinalização e já cansamos de nos queixar para a Diretran, resolvemos colocar a corrente para impedir que motoristas parem em frente ao posto", conta.

Próximo ao local existe um prédio residencial, outro destinado a famílias de militares e um condomínio de casas. "Além de estacionarem onde não podem, os motoristas deixam o som alto e ficam completamente bêbados. Concordo com a adoção da corrente", diz o aposentado João Pitágoras de Almeida, que tem um apartamento na avenida. Ele lembra também que a quantidade de carros na via faz com que os moradores tenham problemas para chegar ou sair de casa durante os horários mais movimentados.

continua após a publicidade

Laport diz que a Diretran, em caráter provisório, deixou que o estabelecimento seguisse colocando a estrutura até que "os motoristas se conscientizassem". "Ao menos isso chamou a atenção das autoridades. A Diretran está intensificando o trabalho nos dias de movimento e multando os infratores aqui na rua", aponta.

O coronel Gilberto Foltran, diretor da Diretran, confirma a versão de Laport. "É claro que a colocação dos postes é irregular. Trata-se de uma situação limite numa região muito problemática. Por isso preferimos utilizar o bom senso", afirma. O diretor contou que o órgão e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) já tentaram a política de realizar batidas freqüentes no local, mas toda vez que a polícia se afasta, alguns motoristas voltam a violar a proibição.

continua após a publicidade

Por isso, Foltran diz que a Diretran permitirá a colocação da estrutura em frente ao posto até que uma campanha de conscientização que está promovendo surta efeito. "Juntamente com o BPTran, estamos desenvolvendo um trabalho preventivo que visa eliminar esses maus hábitos na avenida", diz o diretor. Além de intensificar a fiscalização, a Diretran promete mudar as sinalizações na avenida para que não seja permitido estacionar em nenhum dos lados da via, fazendo com que o trânsito flua facilmente mesmo em dias de grande movimento.