Um furgão de cor reluzente e adaptado com uma cozinha especial em seu interior, estacionado na esquina da Rua Nunes Machado com a Avenida Getúlio Vargas, chamou atenção dos frequentadores da feira livre do Rebouças na manhã desta terça-feira (22). O veículo é parte integrante do programa Unidade Móvel de Segurança Alimentar, lançado oficialmente hoje pela Secretaria Municipal de Abastecimento (Smab).
O projeto tem como objetivo principal orientar a população sobre a importância de manter uma alimentação saudável e ter o hábito de higienização dos alimentos. Para isso, uma equipe da Smab, formada por nutricionistas e estagiárias do último ano de Nutrição, conversa com os frequentadores das feiras e distribui panfletos contendo orientações sobre segurança alimentar. As ações promovidas na cozinha do furgão (oficinas) também são divulgadas àqueles que transitam no local. “Queremos levar à comunidade orientação sobre como manter uma alimentação saudável, conhecer os alimentos e sua correta manipulação”, afirmou o secretário de Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes, que acompanhou a estreia do programa.
Aprovado
Para a nutricionista Monica Taques, servidora da Smab, a receptividade do público à ação foi muito boa. A cada oficina de preparação de sucos – tema escolhido para esta edição do programa – entre 15 a 20 pessoas participavam da ação, ouvindo orientações. “Foi muito positivo. As pessoas aceitaram bem a ideia, a estrutura disponível também é boa. A população recebe orientação em um espaço que não é fechado como uma sala de aula. É bem mais atraente e faz com que todos olhem o ambiente da feira com outros olhos”, explicou Taques.
Ângela Oliveira, que frequenta a feira livre do Rebouças há um ano, gostou muito da iniciativa da Prefeitura Municipal. “Achei fantástico. É necessário incentivar as pessoas a terem hábitos saudáveis. Uma das formas de se prevenir doenças é tendo uma alimentação saudável também. É uma iniciativa boa porque são as mães que frequentam a feira e recebem orientações, levando-as para casa e repassando para os filhos.”, disse.
O secretário de Abastecimento conta que a ideia é expandir o Unidade Móvel de Segurança Alimentar. “Vamos ampliar o programa para outros locais, como o Mercado Municipal e as feiras noturnas. Toda a estrutura que a Secretaria de Abastecimento possui será contemplada com a visita da unidade móvel”, afirmou Klein.
Veículo
O furgão utilizado para o programa de segurança alimentar é dotado de itens necessários para o funcionamento de uma boa cozinha. Balcão e eletrodomésticos -como liquidificador, forno elétrico, microondas e geladeira – estão à disposição das nutricionistas para a apresentação de oficinas. Há também um televisor de 40 polegadas no qual são mostrados vídeos e informações educacionais. A compra do veículo foi realizada por uma parceria entre o poder municipal e o Governo Federal. “O Ministério do Turismo financiou a compra do veículo e a demanda operacional é toda da Smab”, explicou o secretário de Abastecimento.
As próximas ações do programa estão marcadas para quinta-feira (24) e sexta-feira (25), respectivamente nas feiras livres nos bairros Ahú e Água Verde.