Uma das autarquias mais importantes do governo do Estado, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, completou ontem 10 anos de existência.

continua após a publicidade

Com o objetivo de incentivar pesquisas científicas nas mais diversas áreas, o órgão já disponibilizou neste período mais de 8 mil bolsas de estudos para pesquisas e investiu aproximadamente R$ 170 milhões.

O presidente da fundação, Zeferino Perin, comemora os bons resultados alcançados. “Felizmente obtivemos marcas expressivas ao longo dos 10 anos da Fundação Araucária. É uma instituição que conseguiu uma forte credibilidade junto às universidades e com a sociedade paranaense. Desenvolvemos muitas parcerias neste período e temos o orgulho de dizer que somos uma instituição transparente, pois todos podem ver onde os nossos recursos são aplicados”, explica.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, a Fundação Araucária é o maior instrumento do Estado para difusão e formação, entre outros pontos, de professores e pesquisadores do Paraná.

continua após a publicidade

“Graças a Fundação, o Paraná tem atingido níveis elevados no ensino superior e no desenvolvimento tecnológico. É um órgão democrático, com participação nas mais diversas áreas. Eu posso afirmar para todos que se não existisse a Fundação Araucária, o Paraná não teria todo esse desenvolvimento tecnológico que nos dá muito destaque no Brasil”, garante.