O Dia Internacional da Mulher não foi a única data importante lembrada ontem. A segunda quinta-feira de março foi, como é desde 2006, o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, por coincidência também ontem, a Fundação Pró-Renal fez um alerta a toda a comunidade quanto aos perigos das doenças renais. Quem passou pela Praça Rui Barbosa, em Curitiba, onde foi montada a feira de prevenção, recebeu informações e pôde fazer exames gratuitamente.

continua após a publicidade

Como lembra o presidente da fundação, o nefrologista Miguel Riella, as doenças renais estão crescendo a cada ano. Apesar de poucos darem a atenção devida ao problema, esse é, segundo ele, de ?grande magnitude?. ?É preciso se dar conta de que 10% da população adulta tem doenças crônicas dos rins. Ou seja, no Brasil são 12 milhões de pessoas que têm o problema, mas não sabem?, alerta o médico.

Ainda segundo Riella, a prevenção é importante principalmente porque as doenças renais são ?traiçoeiras?. ?É uma doença silenciosa, que vai lesando, destruindo os rins e os sintomas (inchaços nos olhos e nos pés, fraqueza, aumento de pressão e outros) só aparecem quando os rins já estão 75% comprometidos. Aí já é tarde. Quanto mais precocemente identificado o problema, mais fácil se torna evitar as conseqüências?, expõe o nefrologista.

Feira

Segundo a coordenadora-geral da Pró-Renal e enfermeira responsável pela feira de prevenção, Anelise Marcolin, durante todo o dia de ontem, na praça, a equipe de 20 voluntários conversou com as pessoas, verificando o histórico familiar de doenças como diabetes e hipertensão (que são de risco para as doenças renais). Além disso, eles forneceram exames de pressão, peso e o exame parcial de urina.

continua após a publicidade